quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dado Cavalcanti: ''O Paraná é o principal desafio da minha carreira''

O novo técnico do Paraná Clube, Dado Cavalcanti, foi apresentado hoje para imprensa e em entrevista coletiva afirmou que vem para o clube lutar pelo acesso. Destacou que teve propostas de clubes da Série A mas que no momento é melhor lutar pelo acesso do que lutar contra um rebaixamento. Confira esse e mais alguns tópicos que o blog abordou com o novo treinador tricolor:

Resenha de Boteko: Ano passado você quase teve um acesso com o Luverdense numa realidade diferente do futebol nos grandes centros. Esse ano chegou as finais com o Mogi-mirim no estadual mais qualificado do país e agora chega ao Paraná, um clube grande em processo de reestruturação. Como enfrenta esse desafio? É o maior de sua carreira?
Dado Cavalcanti: Primeira vez que disputo uma Série B com perspectiva de acesso. Isso me trouxe ao clube. Poderia ir para Série A, mas lutar para não cair não é meu objetivo nessa altura da minha carreira. É sim, é o principal desafio da minha carreira. Momento onde vou encarar a Série b buscando um acesso e buscando estar no nível de adversários com folha salarial maior q a nossa. Mesmo dentro dessa perspectiva o Paraná vai sim, brigar pelo acesso.

RB: Você encontra um elenco com jogadores como Lúcio Flavio, e Marcos, ídolos da torcida e mais velhos que você. Marcos inclusive é reserva até aqui. Como trabalhar esses jogadores no elenco, traze-los para seu lado? 
DC: Da mesma forma que os demais. Daqui a três, quatro anos, vou me livrar dessa pergunta de jogadores mais velhos que eu. Acima de tudo devem ser tratados de forma igual. Serão respeitados como atletas e pessoas. Mas a relação será de comandante para comandado, treinador para atleta. Nunca tive problema com jogadores, tanto jovens quanto mais experientes. Acho até mais fácil trabalhar com jogadores mais experientes, já vivenciaram muito, possuem uma autocritica maior, visão de grupo maior e possibilidades diversas de sair de situações difíceis.

RB: O que você mais trabalha e espera de um equipe treinada por você? 
DC: Vou prezar acima de tudo por uma equipe competitiva, que erre pouco. Equipe que erra pouco, tem mais chances de vencer. E também jogar de forma intensa, se entregar e deixar dentro de campo toda alma e todo espirito. Enfrentar adversários de igual para igual independente de onde seja o jogo e de quem seja o adversário.

RB: Como é chegar em clube com uma comissão técnica fixa, que conta com um auxiliar como Ednélson Conceição, ídolo da torcida, e que conhece como poucos o elenco e o ambiente paranista?
DC: É uma ajuda primordial. Brinquei com ele que ele foi lateral de verdade, eu fui de mentira. Nós já tivemos uma conversa previa. Acima de tudo, o conhecimento  que ele tem do clube, jogadores, das categorias de base. Vamos trocar conceitos, informações e experiencias. Será de muita valia essa parceria.

RB: Se inspira em alguém em sua metodologia de trabalho? 
DC: Me espelho sempre nos vitoriosos, sem um nome especifico ou rotulo. A metodologia que utilizo é a portuguesa, não utilizo na totalidade pois acho que no Brasil não se adequaria tanto, e no também poucas pessoas tem o conhecimento especifico para execução mas utilizo muito princípios de Vitor Frade, Jose Mourinho e Tito Vilanova.

*****

Particularmente, acho que o Paraná acertou na escolha. Dado Cavalcanti se mostra um estudioso no futebol. Já demonstrou competência e conhecimento. Agora resta a torcida dar tempo para que ele desenvolva seu trabalho e acredite no projeto da diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, selecione Nome/URL, e complete os dados. Seu comentario aparece em seguida.