quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O novo Paraná Clube!

Após mais de 6 meses sem atualizar meu querido blog por falta de tempo, empenho e alguma dose de preguiça, volto aqui e talvez numa nova fase do mesmo. A boa e velha Resenha vem com um olhar mais tático. Ou não, afinal bem longe de ser um Mourinho ou um PVC. E sem maiores blábláblá vamos ao tema inicial. O novo Paraná Clube de 2011 com Roberto Cavalo desenvolvendo trabalho inteiro, como sempre reivindicou. Observações, contratações, pré-temporada e etc. Como todo ano, o Paraná Clube formulou todo elenco, permaneceram apenas poucos remanescentes de 2010, fora a perda, até o momento, daquela que seria a principal arma e figura desse time, o garoto Kelvin. Após o amistoso de ontem com o Cerro Portenho, tentei adivinhar o time que Cavalo vê como titular e a que eu, humilde corneteiro, escalaria:


Paulo Henrique (2) e Henrique (6) apoiam com muita frequência e velocidade, porém são deficientes na marcação. Penso então que Cavalo deverá protege-los com 3 volantes. Javier (5) mais fixo, como cão de guarda mesmo. Alan (7) e Camargo (8) com maior liberdade para este último. Tai (10) deve ser o responsável pela ligação no meio com Paulo Matos (11) chegando ao ataque com Deivis (9) que foi o melhor no amistoso, juntamente com Rafael Vaz. Porém, como os laterais que na verdade são alas sobem demais, acho que a tendência é uma proteção com 3 zagueiros, como Cavalo jogou ano passado.


Aqui Javier perde a vaga Para Onildo (3) que entra pelo lado direito da zaga. Carlinhos (5) vira o homem da sobra e Rafael Vaz (4) ganha liberdade para avançar pelo lado esquerdo. Os alas ganham liberdade para jogar, Alan (8) ficaria mais na proteção da zaga. Essa talvez seja a tendência se a zaga ficar vulnerável com apenas 2 zagueiros. Porém, o meu time não seria nenhum desses...


O esquema mais atual e completo do momento seria o utilizado por mim no atual Paraná Clube. Um 4-2-3-1 muito utilizado na Copa da África e na Europa. Entra o garoto Luizinho (11) pela direita, que foi foi muito bem na segunda parte do amistoso, e o também garoto Maicon (7) pela esquerda. Com velocidade suficiente para sempre chegar a frente e colocar Deivis (9) em condição de marcar. Tai (10) fica centralizado como homem de meio campo, responsável pela distribuição das jogadas. No meio, Alan e Camargo teriam que apoiar com menos frequência assim como os laterais. Sei que pode parecer loucura, mas pelo que vi no amistoso contra o Cerro, pra mim esta é a melhor formação. Mais técnica e mais veloz que o tradicional 4-4-2. Apenas uma idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, selecione Nome/URL, e complete os dados. Seu comentario aparece em seguida.