segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cupim em Metalúrgica?

Após o Coritiba massacrar o Rio Branco e o Londrina vencer o Paranavaí, o Paraná fechava a rodada contra o Arapongas pressionado, precisando de uma vitória para se manter na luta pelo titulo do primeiro turno.  Jogando pior e debaixo de muita chuva, abriu o placar num lance magistral de Lúcio Flavio logo no inicio do primeiro tempo. Mesmo com o Arapongas tendo mais volume de jogo, Aymen ainda ampliou a vantagem. Nesse intervalo de tempo, Toninho Cecílio já tinha começado a lambança que culminou no empate do time do Arapongas e praticamente acabou com as chances do time de Vila Capanema no primeiro turno.

Gabriel Marques novamente sentiu no intervalo e precisou ser substituído. E aí já vem a primeira falha. Cecílio armou o banco de forma errada (Marcos, Alex Bruno, Jr Capixaba, Welington, Rubinho, Aymen e Dudu), preterindo assim de um lateral de ofício (Ângelo) entre os suplentes. Optou por colocar Alex Bruno como terceiro zagueiro, destruindo o 4-2-3-1 e formando um 3-5-2 com um zagueiro sem ritmo e um atacante improvisado na ala da direita (Neverton).
4-2-3-1 utilizado com frequencia no Paraná.
Primeiro erro: 3-5-2 nunca utilizado.



Após a troca do contestado Luisinho por Aymen o Paraná fez o segundo gol. Eis que Neverton cansou e Toninho foi obrigado a mexer. E aí desandou de vez. Colocou o volante Jr Capixaba em seu lugar, deslocando Ricardo Conceição para a ala da direita e abrindo assim o meio. Afirmo isto porque ainda no gramado, perguntei para Baiano, em entrevista a Rádio Jornal Fênix, se a mudança para 3-5-2 facilitaram as coisas para o Arapongas. Ele categoricamente afirmou que sim e que a instrução do treinador era jogar nas costas da brecha aberta pela defesa sem sobra.


Mudança que abriu o meio para os gols de Baiano
Em 6 minutos, duas bolas nas costas de Alex Bruno e Alex Alves, e Baiano empatou o jogo. Um gol pelo lado direito e outro pelo lado esquerdo. E o Paraná praticamente dá adeus ao luta pelo turno. Cecílio começou o jogo com a vantagem de repetir uma escalação num jogo seguinte, o que não é fácil, e terminou com um time completamente desmantelado dentro de campo e de forma desnecessária.  E aí, pintam questionamentos: 
1- Se Conceição faz a lateral-direita, porque não improvisa-lo já no intervalo com a entrada de Capixaba e não desmontar o esqueleto que funcionava?
2- Se contra o Atlético no final do Brasileiro ano passado funcionou com Alex Alves na esquerda, porque não improvisar Alex Bruno na direita, já que queria reforçar a marcação?
3- Zé Luís não é mais um garoto, é um dos trintões da equipe. Porque não desloca-lo pra ala (já atuou assim no São Paulo) e assim, manter a pegada de conceição no meio?
4- Porque improvisar Neverton, que estava bem na sua posição para entrada de um jogador que é reserva no ataque? Não seria melhor o contrário?
5- O que acontece com Alex Alves? Tem sido facilmente driblado e ludibriado quando fica de mano com os atacantes.

E a ultima, que é mais um cornetada do que uma dúvida. Avisado pelo companheiro Guilherme Moreira, do site Redação em Campo, concordei com ele que Luís Carlos falhou no segundo gol. Alex estava no lance e ele já estava na marca do penalti. Não está na hora de efetivar Marco na meta Paranista?
Enfim, Toninho Cecílio vem se perdendo com as opções que tem em um elenco que lhe oferece boas opções. Como diz o ditado.. ''está mais perdido que cupim em metalúrgica''.

5 comentários:

  1. Belo texto, parça.
    Análise e questionamentos diferenciados.
    Abraço e siga atualizando.

    ResponderExcluir
  2. A pergunta sobre o Alex Alves é procedente. Segundo jogo seguido em que ele falha no mano a mano.

    Outra coisa é que o Toninho Cecílio falou que queria manter a posse de bola...aí ele vai lá e coloca o... Junior Capixaba? Tendo Wellington e Rubinho no banco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A justificativa seria reforçar a marcação. Até aí tudo bem, mas ele mexeu muito errado.

      Excluir
  3. Outra coisa que não entendo , é o fato do Luisinho ser titular .. desde o começo da temporada não joga nada .

    ResponderExcluir

Para comentar, selecione Nome/URL, e complete os dados. Seu comentario aparece em seguida.