sexta-feira, 22 de março de 2013

A cara de Felipão?

Felipão fez seu segundo jogo frente a Seleção Brasileira. Enfrentou a Itália nesse dia 21/03, na Suíça e, após abrir 2x0 no primeiro tempo (Fred e Oscar), cedeu o empate em 6 minutos na segunda etapa (De Rossi e Balotelli), fechando assim em 2x2 o placar. Nesse retorno, Scolari começa a dar cara ao time canarinho. Pelo menos de momento, não iremos retroceder para um 3-5-2. Entrevistas e formações testadas nos treinos e principalmente no amistoso, indicam que vamos com uma linha de quatro atrás e um volante fixo. Com Thiago Silva e Marcelo voltando de lesão, tivemos Dante e Filipe Luis na zaga e lateral esquerda, respectivamente. Fernando, do Grêmio, foi o cabeça de área marcador escolhido por ''Big Phil''. Com Hernanes saindo mais para o jogo, auxiliando Oscar na armação, Hulk aberto na direita e Neymar na esquerda. Fred era a referencia. 

Novo 4-2-3-1 com Neymar centralizado
Com esse desenho tático, o Brasil iniciou o amistoso frente a Itália. O esquema era parecido com o que Mano Menezes usava, até Felipão inverter as posições de Hulk, Oscar e Neymar. Hulk passou a jogar pela esquerda, Oscar caiu pela direita e Neymar ficou mais centralizado, com liberdade pra flutuar para todos lados. Saiu um pouco do óbvio, mas também fez com que os jogadores, principalmente Hulk, perdessem um pouco de suas melhores jogadas. Mesmo assim, os gols brasileiros saíram de um cruzamento vindo da esquerda de Filipe Luis e de uma arrancada espetacular pelo meio de Neymar, completa com uma assistência pra Oscar que fez a passagem pela direita. Importantes opções criadas por Felipão, que ainda tem Lucas e Ramires como opções para o meio, sem esquecer Ronaldinho.

Falando nisso... e Kaká?
Kaká entrou no decorrer da segunda etapa, no lugar de Oscar. Tinha responsabilidade de trazer a bola do meio e servir aos atacantes. Não funcionou. Kaká sente falta de ritmo. Correu, se esforçou e tentou criar, porém não é mais o mesmo. Tem sua liderança, tem historia, e eu ainda acho que pode vir a desequilibrar uma partida se estiver em forma e jogando em alto nível. Mas se funcionar realmente como Scolari falou, que ou é Kaká ou é Ronaldinho, hoje está mais para o craque do Atlético-MG do que para o reserva de luxo do Real Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar, selecione Nome/URL, e complete os dados. Seu comentario aparece em seguida.