Após 66 jogos e e 163 gols marcados, chegou ao fim o primeiro turno do Paranaense Chevrolet com o Coritiba se sagrando campeão de forma invicta. O campeonato também mostrou um Paraná Clube fortalecido e capaz de brigar pelo titulo, um Atlético desmerecendo o campeonato com um time B, um Londrina disposto a incomodar e também brigando pelo titulo. Mas e agora? O que esperar do segundo turno? Vem aí mais 166 jogos e o que podemos esperar?
CORITIBA
 |
Atletiba mostrou superioridade Coxa |
Terminou o turno como campeão invicto, mesmo após jogo polêmico no Estádio do Café. Em 11 jogos, foram 8 vitórias e 3 empates, com 23 gols marcados. O time alterou altos e baixos em alguns jogos, começando de forma acelerada no primeiro tempo e claramente se poupando e diminuindo o ritmo no segundo. Conta com retorno de algumas peças importantes para esse outra metade do campeonato como zagueiro Emerson, os laterais Victor Ferraz e Dênis Neves, além do volante Sérgio Manoel. Falta realmente Marquinhos Santos encaixar o time no esquema que visualiza como ideal e fazer com que o time não oscile tanto dentro das partidas. Alex cada vez mais vai se readaptando ao futebol brasileiro. É favorito a conquista do segundo turno.
PARANÁ
 |
Torcida compareceu bem a Vila Capanema |
Após um começo empolgante o Tricolor patinou. Mesmo com um elenco limitado, e com peças de reposição muito abaixo dos titulares, o time de Toninho Cecílio seguiu com chances até a penultima rodada. Foram 5 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Sim, o Paraná foi prejudicado pela arbitragem em alguns momentos, mas nada fora do comum no futebol. O time perdeu o foco após o jogo com o J. Malucelli, deu uma desanimada. Mas Toninho Cecílio também vem se mostrando meio perdido em alguns momentos. Erra nas escalações, substitui mal e até com certa incoerência. O Paraná tem uma boa base oriunda do ano passado. Não pode desperdiçar esse trabalho. Corre por fora na briga pelo 2º turno.
ATLÉTICO
 |
Panorama do Janguito com bom público |
Como disse no inicio, o Atlético está desprezando o campeonato. Coloca em campo um time B (Não é Sub-23), com jogadores inexpressivos, inexperientes e muito limitados. Claro que alguns nomes poderão ser usados no futuro. O problema maior é que estão sendo queimados precocemente sendo lançados na fogueira. Alguns garotos darão bons frutos, mas sendo lançados desta forma, vão se queimar e não irão dar certo como vários garotos de antigamente que hoje estão no time B. Ou vocês ainda acham que tem como insistir com Bruno Costa, Héracles e Renan Foguinho? É zebra para o disputa do turno.
LONDRINA
Mostrou um time muito coeso, entrosado e capaz de bater de frente com os favoritos da capital. Claudio Tencatti é um ótimo treinador, conta com bons jogadores como Wendel Borges, Bruno, Germano e o artilheiro do campeonato, Celsinho. Em 11 jogos foram 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, para Paraná e Coritiba. Disputou o título até a ultima rodada e foi derrotado em jogo muito polêmico. Se não se abater pela perda e conseguir manter o equilíbrio emocional, pode brigar novamente pelo titulo.
J. MALUCELLI E INTERIOR
O J. Malucelli teve bons momentos no campeonato, mas deixa a desejar nos momentos de decisão. Talvez por isso seus principais jogadores fracassaram quando tiveram oportunidades em times de grande expressão. Pode aprontar. Já no interior o Arapongas tem um time ajeitado, junto com o Operário. Os demais fazem aquela briga de foice, no escuro, para se livrar do rebaixamento. É o Campeonato Paranaense, que mesmo com muita polêmica envolvendo a arbitragem, estádios e jogadores de qualidade duvidosa, vai sobrevivendo. Vamos ver até quando.